segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Papéis e PLs


Há alguns dias estava lendo alguns relatos de traders que viveram os maus tempos (para os comprados) de 1973, quem se deu bem naquela época, saiu do lado comprador avisado pelos altos P/Ls.

Vejam abaixo como estão as principais ações do índice Bovespa.
Bastante altos, ou seja, está investida uma grande expectativa de crescimento de lucros para os próximos períodos, mas como o futuro é incerto... podem não se realizar.

É bom ficar de olho...

3 comentários:

  1. Ainda que os P/Ls estejam altos, a análise deste indicador como ferramenta de tomada de decisão vem entrando em desuso há alguns anos. As corretoras ainda o fazem, no entanto, os números da geração bruta de caixa, ou o Ebtida, a grosso modo, são as melhores alternativas para decidir se alocamos ou não capital num determinado ativo.
    Além disso, PL alto não necessariamente denota ativo caro: no atual momento, os LPAs estão defasados em função da crise internacional. Espara-se um crescimento dos LPAs e uma potencial redução dos PLs. Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Teu comentário está correto, Anônimo. Obrigado pela participação e nos visite mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. É interessante ter em mente o P/L atual, e o projetado, para ter uma visão de que a bolsa antecipou a recuperação das empresas.

    Algumas estão recuperando rapidamente o lucro, dando aval a cotação atual, outras nem tanto.

    O ev/ebitda é mais interessante, tirando as perdas/ganhos cambiais, financeiros, etc.

    Mas considero o P/L útil também, para comparações intertemporais mais abrangentes..

    Abs

    ResponderExcluir